Nesta quinta-feira, 10, o arquipélago das Filipinas voltou a receber turistas estrangeiros após dois anos de duras restrições para viajantes devido à pandemia, com a expectativa de reaquecer o setor do turismo, um dos mais afetados durante a crise sanitária.
Turistas com primeiro esquema vacinal completo poderão entrar no país apresentando o resultado de um teste RT-PCR negativo obtido até 48 horas antes do embarque. Já os não vacinados, além do teste, terão de realizar quarentena e apresentar novo teste no quinto dia de estadia no país.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A reabertura das fronteiras aéreas estava inicialmente prevista para 1º de dezembro, mas a disseminação da variante ômicron mudou os planos. A tendência de queda nos números de infecções observada desde meados de janeiro permitiu retomar a medida.
Com 3,6 milhões de casos de Covid desde o início da pandemia, as Filipinas voltaram a registrar média móvel de 6.500 novos casos diários nesta semana, semelhante ao patamar observado antes da chegada da ômicron. Em janeiro, a cifra chegou a ultrapassar 34 mil.
O arquipélago tem 54% da população com esquema vacinal completo, segundo dados da plataforma Our World in Data. Apenas 7,4% receberam a dose de reforço do imunizante.
O presidente Rodrigo Duterte instou a população a se vacinar durante pronunciamento feito na segunda-feira, 7. “Se você não estiver vacinado e morrer, bem, eu te direi apenas ‘boa passagem’. Se você se contaminar, ficará muito triste por si mesmo e por sua família.”
__________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS