Com o desmatamento e incêndios que devastam o habitat natural de animais, o número de coalas têm diminuído em alto ritmo na Austrália.

O coala (Phascolarctos cinereus) foi colocado na lista de animais em perigo de extinção depois de o governo australiano ter negligenciado fazer um plano para protegê-lo nos últimos nove anos.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Sussan Ley, ministra australiana do Ambiente, aceitou a recomendação do comité de espécies ameaçadas, de que as populações de coalas de Queensland, Nova Gales do Sul e o território da capital da Austrália deveriam ser catalogadas de forma diferente.

 A espécie é considerada vulnerável desde 2012.

_________________________________

RELACIONADAS

EUA irá declarar extinção da espécie que inspirou Pica-Pau do desenho animado

Filhotes de ararinhas-azuis nascem no Brasil após 20 anos de extinção

Aumento no número de resgate de animais com risco de extinção no Amazonas

__________________________________

A ministra do Meio Ambiente anunciou também que o Governo está prestes a criar um plano nacional para recuperar as populações de coalas.

“O declínio na população é chocante para um dos animais mais icónicos do planeta. A decisão de listá-lo como espécie em perigo é sombria, mas muito importante por parte da ministra Ley. Ainda há tempo para salvar esta espécie icónica a nível global se a listagem for um ponto de virada para a conservação. Precisamos de leis mais fortes e incentivos aos proprietários de terras para proteger as florestas perto das suas casas”.

O coala está sob pressão devido a várias ameaças, que vão desde a urbanização que tira espaço e habitat até às alterações climáticas, que têm levado a um nível de calor maior e a incêndios violentos.

 

_____________________________________

 

Mais acessadas do dia