Nesta terça-feira, 15, o príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth, fechou um acordo com a americana Virginia Giuffre para encerrar um processo aberto contra ele nos Estados Unidos por acusação de abuso sexual, segundo documentos judiciais.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Giuffre estava processando o duque de York, alegando que ele a agrediu sexualmente em três ocasiões quando ela tinha 17 anos, em 2001, porém ele nega as denúncias.

Uma carta enviada nesta terça ao tribunal responsável pelo caso nos EUA afirma que o príncipe e Giuffre chegaram a um acordo extrajudicial para encerrar o caso.

Segundo os advogados do duque, a declaração enviada ao tribunal será a única manifestação pública de Andrew.

Em uma carta ao juiz americano Lewis A Kaplan, o advogado de Giuffre, David Boies, e os advogados do príncipe Andrew comunicaram que chegaram a ‘um acordo em princípio’.

“As partes apresentarão uma decisão final após o recebimento do acordo por Giuffre”, diz a carta, que não divulga um valor final para o acordo.

O documento afirma apenas que o duque fará uma “doação substancial para a instituição de caridade de Giuffre em apoio aos direitos das vítimas”.

_______________________

RELACIONADAS

Investigado por assédio, príncipe Andrew devolve títulos militares a monarca

Polícia britânica investiga acusações contra o príncipe Andrew por abuso sexual

_______________________

O príncipe Andrew acrescentou ainda no comunicado que “nunca teve a intenção de difamar o caráter de Giuffre” e reconheceu que ela “sofreu tanto como vítima estabelecida de abuso quanto como resultado de ataques públicos injustos”.

O duque também prometeu “demonstrar seu arrependimento por sua associação” com o falecido criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, apoiando a “luta contra os males do tráfico sexual e suas vítimas”.

Ele ainda elogiou a “bravura de Giuffre e de outras vítimas ao se posicionarem sobre seus casos e de outras”.

Questionado sobre o acordo, o advogado de Giuffre, David Boies, disse “Acredito que os últimos acontecimentos falam por si”.

______________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS