Ícone do site Portal Norte

EUA e União Europeia decidem excluir bancos russos do Swift

A União Européia anunciou neste sábado, 26, que países ocidentais adotaram novas sanções contra Rússia. Uma das medidas foi a remoção de vários bancos russos do Swift. 

O Swift é o sistema global dominante de pagamento interbancários do mundo.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O corte dos bancos irá impedir transações financeiras em todo o mundo e bloquear efetivamente as exportações e importações russas. 

“Isso garantirá que esses bancos sejam desligados do sistema financeiro internacional e prejudica sua capacidade de operar globalmente”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Von der Leyen disse que, em coordenação com os presidentes dos EUA, Joe Biden, da França, Emmanuel Macron, do chanceler alemão Olaf Scholz, do primeiro ministro italiano Mario Draghi, do primeiro ministro canadense Justin Trudeau, e do primeiro ministro britano Boris Johnson, consideraram um aperto significativo de nossa resposta internacional.

___________________________

RELACIONADAS

‘Putin começou essa guerra e ele sofrerá consequências’, diz Biden ao anunciar sanções à Rússia

VÍDEO: Ucrânia resiste a cerco de tropas russas em Kiev

Rússia promete revidar sanções da União Europeia

___________________________

“A União Europeia e seus parceiros estão trabalhando para aleijar a capacidade de Putin de financiar sua máquina de guerra”, disse a presidente da Comissão Europeia. 

O países ocidentais dizem que vão trabalhar para proibir os oligarcas russos de usar seus ativos financeiros em nossos mercados. 

“Putin empreendeu um caminho com o objetivo de destruir a Ucrânia, mas o que ele também está fazendo, de fato, está destruindo o futuro de seu próprio país”, finalizou Ursula. 

______________________________________

  ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 
 

 
 

 
 

 
 

 

Sair da versão mobile