Nesta quarta-feira, 9, a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchukos disse que militares ucranianos concordaram em um cessar-fogo de 12 horas com a Rússia com a finalidade de permitir a fuga de civis pelos corredores humanitários.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Vereshchuk acrescentou que o primeiro-ministro Denys Shmygal estaria conversando com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha na quarta-feira sobre as rotas propostas para o cessar-fogo, que vai das 9h às 21h, horário local (4h às 16h pelo horário de Brasília).

“Apelo à Federação Russa: vocês assumiram um compromisso público formal”, disse ela. Vereshchuk disse que o cessar-fogo permitiria a fuga de civis através de ‘corredores verdes’ nas seguintes áreas: Energodar-Zaporizhia, Sumy-Poltava, Mariupol-Zaporizhia, Volnovakha-Pokrovsk, Izium-Lozova, Vorzel, Bucha, Irpin, Borodyanka, Gostomel-Kyiv.

_______________________

RELACIONADAS

Nova ‘trégua’ é prometida pela Rússia para ucranianos fugirem de cidades destruídas

O que são e como funcionam os corredores humanitários

Corredores humanitários em Kiev e outras quatro cidades são abertos, diz Rússia

_______________________

A vice-primeira-ministra também destacou duas rotas em particular: a evacuação de civis da cidade portuária de Mariupol e da cidade oriental de Volnovakha, ambas cercadas por forças russas há vários dias.

“Os moradores de Volnovakha voltam-se para mim e me pedem para cumprir a promessa feita pela Federação Russa hoje. As pessoas têm que ser capazes de deixar os lugares onde agora se escondem das rajadas de GRADs [foguetes] e do fogo devastador que os está matando”, disse ela.

Vereshchuk disse que haveria também uma operação especial para evacuar um orfanato perto de Kiev, no subúrbio de Vorzel. Ela disse que havia 55 crianças e 26 membros da equipe no local.

________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS