Nesta quinta-feira, 17, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky invocou a queda do Muro de Berlim para pedir ao chanceler alemão Olaf Scholz que derrube um muro entre a paz e o conflito na Europa e pare a guerra na Ucrânia.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Lembrando o apelo do ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, a Mikhail Gorbachev, o último líder soviético, para derrubar o Muro de Berlim, Zelensky disse aos legisladores alemães: “É o que eu digo a você, querido chanceler Scholz: destrua este muro”.

“Dê à Alemanha o papel de liderança que conquistou para que seus descendentes se orgulhem de você. Apoie a liberdade, apoie a Ucrânia, pare esta guerra, ajude-nos a parar esta guerra”, acrescentou.

Zelenskiy descreveu um novo muro ‘no meio da Europa entre a liberdade e a falta de liberdade’, que ele disse que a Alemanha ajudou a construir, isolando a Ucrânia com seus laços comerciais com a Rússia e seu apoio anterior ao gasoduto Nord Stream 2.

_______________________

RELACIONADAS

Governador de Donetsk acusa Rússia de atacar propositalmente região com civis em Mariupol

EUA acusam russos de matar ao menos 10 civis que esperavam em fila para comprar pão, na Ucrânia

Foguete russo atinge torre de TV em Vinnytsia, dizem autoridades ucranianas

_______________________

A Alemanha suspendeu no mês passado o projeto do gasoduto Nord Stream 2, no Mar Báltico, projetado para duplicar o fluxo de gás russo diretamente para a Alemanha.

“E este muro está ficando maior com cada bomba que cai sobre a Ucrânia, com cada decisão que não é tomada”, acrescentou ele.

Os legisladores no Bundestag receberam Zelensky com uma ovação de pé, e a vice-presidente da câmara, Katrin Goering-Eckardt, disse-lhe: “Seu país escolheu a democracia, e é isso que (o presidente russo) Vladimir Putin teme”.

Ela disse que Putin estava tentando negar o direito da Ucrânia de existir, acrescentando: “Mas ele já falhou com isso”.

___________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS