O trovão das explosões abana ocasionalmente o esconderijo que se tornou o lar temporário para 21 bebês nascidos de barrigas de aluguel ucranianas para pais estrangeiros.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A clínica do Centro BioTexCom para a Reprodução Humana, em Kiev, foi transferida para um bunker no primeiro dia da invasão russa, há quase três semanas, para proteger os bebés de qualquer ataque.

No entanto, ainda está longe de estar seguro, já que se situa a pouco mais de 15 quilómetros de Irpin, um subúrbio que tem sido alvo de intensos ataques russos, algo que torna ainda mais difícil para os novos pais, que estão em países como o Canadá, Itália e China, vir buscar os bebés.

Na manhã de segunda-feira, 14, uma barriga de aluguel de 30 anos chegou à clínica improvisada com o bebé que deu à luz num hospital, uma semana antes. Ela não conseguiu conter as lágrimas quando entregou o bebé Laurence às funcionárias.

“É ainda mais difícil que ele esteja num lugar onde há bombardeamentos”, disse a mulher que pediu para usarmos apenas o seu primeiro nome, Victoria. “Quando é que os pais vão conseguir vir buscá-lo? É muito difícil”.

_____________________

RELACIONADAS

Criança tem braço amputado ao tentar fugir da região de Kiev; pai morreu alvejado

Grávida e bebê morrem após ataque russo à maternidade em Mariupol, na Ucrânia

Antes de perder contato com a família, brasileira relata dificuldades para sair de Mariupol, na Ucrânia

_____________________

Victoria foi transferida da maternidade para a clínica de barrigas de aluguer no carro de uma funcionária. A funcionária andou a quase 160 quilómetros por hora, dentro da cidade, para tentar diminuir a hipótese de o carro ser atingido pelos mísseis, disse ela. Quando Victoria entrou no prédio, disse que ouviu o som das armas antiaéreas ucranianas, à distância.

Já dentro do bunker, houve três explosões mais ruidosas, uma das quais abateu um míssil russo a menos de um quilómetro de distância. Imagens de vigilância publicadas nas redes sociais mostram um homem a andar numa rua próxima quando o míssil interceptado caiu. Acredita-se que ninguém tenha morrido na explosão.

__________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS