Ícone do site Portal Norte

Ex-presidente peruano Alberto Fujimori é hospitalizado ao apresentar problema cardíaco na penitenciária

Na manhã deste domingo, 17, o ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 83 anos, foi hospitalizado depois de sofrer uma descompensação devido a um problema cardíaco. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A informação foi divulgada pelas autoridades da penitenciária onde o ex-presidente cumpre pena de 25 anos pela morte de 25 pessoas em dois massacres na cidade do Peru.

Preso há 15 anos, hoje ele teve queda da pressão arterial e fibrilação atrial ao amanhecer.

No último dia 3 de março, Fujimori também havia sofrido uma forte arritmia.

Após onze dias, ele recebeu alta retornando à base policial, onde é o único prisioneiro.

Os massacres 

Os dois massacres aconteceram nos bairros dos Altos (1991) e La Cantuta (1992), quando, a mando do ex-presidente, 25 pessoas foram assassinadas, incluindo uma criança, em uma suposta operação antiterrorista, durante seu governo (1990-2000).

Estes massacres foram qualificados como crimes contra a humanidade por terem sido considerados homicídios com agravante, lesões graves e sequestro com agravante, segundo sentenças da Corte-IDH de 2001 e 2006.

Indulto anulado 

Em 2017, o então presidente Pedro Pablo Kuczynski concedeu um indulto a Fujimori. No entanto, dez meses depois, a Justiça anulou o ato de Kuczynski.

Sua nova crise de saúde ocorre uma semana depois que a Corte Interamericana de Direitos Humanos ordenou que o Peru “se abstenha de implementar” uma decisão de seu mais alto tribunal que restaurou um perdão de 2017 que autorizou a libertação do ex-presidente Alberto Fujimori.

___________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile