Nesta segunda-feira, 18, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, entregou um documento com as respostas da Ucrânia a um questionário da União Europeia, concretizando mais um passo no caminho de Kiev para a adesão ao bloco.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O embaixador da União Europeia na Ucrânia, Matti Maasikas, publicou nas redes sociais que estava “honrado por receber do presidente Zelensky as respostas ao questionário da Comissão Europeia”.
Na publicação, Maasikas observou que o documento foi “entregue pela presidente von der Leyen há apenas 10 dias” e que “tempos extraordinários tomam medidas extraordinárias e velocidade extraordinária”.
O embaixador também postou fotos dele recebendo o documento ao lado de Zelensky e outros altos funcionários ucranianos, incluindo o primeiro-ministro Denys Shmyhal.
____________________
RELACIONADAS
+ Capital da Ucrânia volta a ser atingida por explosões
+ Selo postal com soldado mostrando dedo do meio a navio de guerra russo é lançado na Ucrânia
+ Navio de guerra russo afunda no Mar Negro após explosão
____________________
O envio do questionário marca mais um passo no longo processo para se tornar um país membro pleno da UE, um processo que normalmente leva anos para ser concluído.
A Comissão Europeia agora considerará as respostas fornecidas pela Ucrânia no questionário e emitirá uma opinião sobre se a Ucrânia deve receber o “status de candidato”.
Caberá então aos líderes dos 27 estados-membros existentes aprovar o status da Ucrânia como país candidato antes de passar para a próxima fase, na qual Kiev precisaria alinhar seus processos sociais, legais, administrativos e financeiros com os da UE.
Em março, o Parlamento Europeu adotou uma resolução convocando as instituições da União Europeia a “trabalhar para conceder” à Ucrânia o status de país candidato ao bloco.
__________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS