Ícone do site Portal Norte

Saúde dos olhos: entenda o que é a condição ‘nistagmo’ que afeta cantor do Black Eyed Peas

Nesta quarta-feira, 11, internautas debateram no Twitter sobre a condição que afeta o cantor da banda Black Eyed Peas Apl, chamada de nistagmo.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O nistagmo é o movimento rápido, involuntário e repetitivo dos olhos, que resultam, muitas vezes, na redução de clareza e nitidez da visão. 

Apesar do assunto ter viralizado hoje nas redes sociais, a condição do cantor não é novidade.

Em 2011, em entrevista ao “The Sun”, ele revelou que era “relativamente” cego.

“Consigo perceber bem as formas [mas] se não estiver suficientemente perto, mesmo que seja uma coisa grande, não consigo lê-la”, explicou o artista.

Mas afinal, o que é nistagmo e como ele afeta as pessoas?

Como dito anteriormente, o nistagmo é um movimento rápido, involuntário e repetitivo dos olhos que resulta, muitas vezes, na redução de clareza e nitidez da visão.

A condição é classificada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) como congênita ou adquirida, com várias subcategorias.

No caso da forma congênita, o início ocorre geralmente entre seis semanas e vários meses de idade. Ela é dividida em crianças com visão anormal e crianças com visão normal. Na visão anormal, os olhos são incapazes de enviar ao cérebro uma mensagem clara do que estão vendo. A visão normal é mais comum.

Já no caso da forma adquirida, a condição pode estar associada a condições médicas graves e geralmente requer avaliação adicional com exames de imagem e testes laboratoriais a partir de uma coleta de sangue para determinar uma causa potencial.

A doença pode te diferentes causas, como: catarata congênita, estrabismo, miopia ou astigmatismo elevado, albinismo, outros distúrbios do nervo óptico e da retina, uso de medicamentos, síndrome alcóolica fetal, trauma e problemas na orelha interna.

____________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile