Nesta terça-feira, 17, o parlamento da Finlândia aprovou, por maioria ampla, a petição do governo para que o país se candidate a fazer a parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O porta-voz do parlamento, Matti Vanhanen, disse que 188 parlamentares votaram a favor da medida, e apenas 8 contra.
A ministra de Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, anunciou também nesta terça-feira, 17, que assinou a carta oficial que o país entregará à Otan solicitando candidatura para entrar na aliança.
“Nossa candidatura para a Otan está formalmente assinada”, declarou Linde.
De acordo com a ministra, a Suécia vai entregar a carta junto com a Finlândia, o que deve acontecer na quinta-feira, 17.
________________________________________
RELACIONADAS
+ Suécia anuncia que decidiu formalmente pedir a adesão à Otan
+ Finlândia oficializa intenção de entrar para a Otan
+Rússia ameaça Finlândia e Suécia com postura militar caso países entrem na Otan
________________________________________
A Casa Branca disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá receber na quinta-feira, a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, para falar sobre a candidatura dos dois países à Otan.
Apesar da intenção de entrada dos países na Otan, a Turquia, que também integra a aliança, não quer que a Suécia e a Finlândia entrem para a organização.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse na segunda-feira que seu país não irá aprovar a entrada dos países.
______________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS