Na sexta-feira, 27, um asteroide com cerca de 1,8 km de diâmetro vai passar “relativamente perto” da Terra.
A pesar do diâmetro, não há motivos de alarde, apenas expectativas para quem deseja ver o fragmento do corpo celeste.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) informou que não há chance alguma de que este asteroide possa impactar a Terra.
O sobrevoo de 27 de maio é o mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos.
O chamado 7335 (1989 JA) passará a cerca de 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4 milhões de quilômetros.
_________________________________
RELACIONADAS
+ VÍDEO: asteroide de 2 toneladas explode sobre o município de Tefé, no Amazonas
+ Estudante brasileira de medicina descobre 25 asteroides
+ Missão Dart pretende desviar asteroide da órbita da terra
_________________________________
Classificação Nasa
A quatro milhões de quilômetros de distância da terra, a Nasa classifica como um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), por conta do objeto estar a menos de 0.05 unidades astronômicas (1ua = distancia Terra-Sol) da Terra.
O diretor do programa do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa, Paul Chodas admite que, de fato, pode parecer confuso para muitas pessoas categorizar este asteroide como “potencialmente perigoso”, mas destaca um motivo da cassificação.
“Atribuímos esse rótulo oficial porque a órbita desse asteroide se aproxima ‘perto’ da órbita da Terra (menos de 20 vezes a distância da Lua). Então, isso é ‘próximo’ para um asteroide”, comentou.
Porém, o especialista explica que as duas órbitas não se cruzam atualmente, mas que ao longo de muitas centenas ou até mesmo milhares de anos é “concebível” que a órbita desse asteroide possa evoluir para cruzar a da Terra.
_______________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS