Ícone do site Portal Norte

Formigas são treinadas para identificar câncer de mama através de odores humanos, na França

A Universidade de Sorbonne Paris Nord (França) está realizando uma pesquisa com 70 formigas da espécie “Formica fusca” que seriam capazes de detectar o câncer de mama em humanos.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com pesquisadores da universidade, assim como outras doenças, o câncer deixa pistas olfativas no corpo do paciente. 

Eles explicam, que as células afetadas pelo câncer acabam produzindo e liberando odores característicos a elas.

Pesquisas anteriores já demonstraram que cachorros seriam capazes de sentir esses odores, detectando diferentes tipos de câncer a partir da pele, da respiração ou dos fluidos e secreções de alguém. 

A doença pode ser detectada através do sangue, da urina ou suor, por exemplo.

Odores 

Já as formigas, para os cientistas, poderiam ser treinadas para reconhecer odores específicos em poucos testes.

Segundo os autores do novo estudo, a Formica fusca já se mostra capazes de identificar e memorizar odores em um único treinamento.

Os cientistas acreditam que as formigas poderiam passar nove testes de detecção sem receber recompensas por seus acertos antes de começarem a falhar na missão.

Saiba como o estudo foi realizado 

Primeiramente, os pesquisadores realizaram a pesquisa com a urina de camundongos, em que as formigas tinham que detectar o câncer. 

Células de câncer de mama de uma pessoa foram implantadas em seis camundongos para o estudo. 

Sete semanas depois, os pesquisadores coletaram as amostras de urina desses e de outros seis animais que não passaram pelo procedimento.

Então, na fase de treinamento, 70 formigas deveriam ser capazes de distinguir entre a urina dos animais doentes e saudáveis a partir do cheiro. 

Para isso, elas foram colocadas em recipientes que continham, em cada lado, um tipo de urina. 

Os pesquisadores disseram que sempre que uma formiga se movia em direção à urina de camundongos com câncer, ela recebia uma recompensa, algumas gotas de água com açúcar. 

Na conclusão da experiência, foram realizadas duas sessões de treinamento para que os insetos aprendessem a identificar a amostra correta, os camundongos com câncer .

Análise filnal 

Ao término das sessões, os pesquisadores concluíram que as formigas poderiam atuar na detecção do câncer de mama, mas não se sabe ainda, se elas seriam capazes de fazer isso com amostras de urina humana, como cachorros já fizeram.

_________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile