Cinco adolescentes iniciaram em 1982 uma foto em um lago da Califórnia, nos Estados Unidos.
A cada cinco anos, a foto era tirada no mesmo lugar e agora a galeria de fotos está liberada para o mundo ver, apesar do recente susto de um diagnóstico de câncer de um dos homens.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Os cinco amigos, todos formados na Santa Barbara High School, tiraram a primeira foto na pose agora viral no final da adolescência com um temporizador automático da câmera.
Na quarta-feira, 15, os amigos tiraram a nona foto, 40 anos depois de terem tirado a primeira em uma cabana pré-fabricada em Copco Lake ao longo da fronteira Califórnia-Oregon.
A tradição deles se tornou viral há 10 anos, e novamente em 2017.
Alguns dos amigos temiam que poderia ser uma foto de quatro amigos este ano, desde que tiraram a primeira fotografia quando ainda eram adolescentes.
“Fiquei arrasado”, disse John Dickson, que mora em Santa Bárbara, onde os amigos se conheceram. “Tínhamos medo de que houvesse um lugar vazio no banco onde tiramos a foto.”
Dallas Burney, sentado no meio da série de fotos que replicam as poses da primeira foto, disse que teve um grande tumor removido de sua perna esquerda em 2019.
“O câncer era lipossarcoma, eu sabia que algo estava errado por muitos meses”, disse o professor do ensino fundamental.
“Fiquei fora da escola por cinco meses. Não posso mais correr, mas com certeza posso andar.”
Burney caminhou com facilidade ao redor do Copco Lake na noite de terça-feira, 14, com Dickson, Mark Rumer-Cleary, Jon Molony e seu anfitrião, John “Wedge” Wardlaw.
Eles não se reuniam desde a última foto em 2017. O câncer de Burney e a pandemia dificultaram os reencontros.
A FOTO DE NÚMERO 9
Ao meio-dia de quarta-feira, era hora do evento principal. Eles tiraram a última foto em um dia de 26ºC digno de uma capa de folheto de viagem.
O quinteto discutiu sobre sua postura e congelou enquanto as fotos foram tiradas em uma câmera Nikon D800. Eles estavam sentados na mesma ordem e nas mesmas poses que fizeram em 1982.
Um chapéu sempre repousa no colo ou joelho de Rumer-Cleary. Molony segura uma jarra na mão direita. A mão direita de Burney repousa dentro de seu joelho direito.
“É bom voltar aqui e saber que o câncer não eliminaria o que estamos fazendo”, disse Burney.
Os cinco amigos disseram que as fotos acabaram em uma exposição do museu alemão sobre amizade. A imagem deles foi exibida na revista Costco’s.
Mais uma vez, as imagens se tornaram virais, girando em torno de sites de mídia social onde os conteúdos foram elogiados.
O FUTURO
O sobrevivente do câncer não se preocupa com o futuro da foto e com sua saúde. “Mas eu tenho medo de sentar naquela grade”, disse Burney.
“À medida que envelhecemos, o mesmo acontece com o corrimão. Ficamos um pouco mais velhos, mais pesados. Esse banco e o corrimão ficam a cerca de nove metros de altura. Estou preocupado com algum dia ouvi-lo quebrar.”
Tal conversa levou ao humor e Burney mostrou uma foto do tumor retirado de sua perna.
“Parece uma maminha”, Burney riu, referindo-se ao corte de carne em formato triangular popularizado no condado de Santa Barbara.
Todos os amigos sorriram e quase em coro disseram: “Bem, isso acontece.”
Depois de quatro décadas de brincadeiras e amizades, é justo que eles zombassem do tumor que quase arruinou a tradição fotográfica.
Veja a sequência de fotos:
1982
1987
1992
1997
2002
2007
2012
2017
2022
Crédito das Imagens: John Wardlaw
_______________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS