Mais de 39 milhões de eleitores irão às urnas na Colômbia para o segundo turno das eleições presidenciais no país, neste domingo, 19. O próximo chefe do Executivo colombiano ficará no cargo entre 2022 e 2026.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Tecnicamente empatados em intenções de voto, esquerdista Gustavo Petro, de 62 anos, e milionário independente Rodolfo Hernández, de 77, disputam a sucessão do impopular Iván Duque na votação de segundo turno.
O senador e ex-guerrilheiro venceu com 40% dos votos contra 28% do magnata da construção, no dia 29 de maio quando ocorreu o primeiro turno. No entanto, segundo as projeções, a disputa será acirrada neste turno.
______________________________________
RELACIONADAS
+ Mais de 10 operários estão presos após explosão em uma mina de carvão, na Colômbia
+ Ao menos 19 militares ficam feridos após queda de raio, na Colômbia
+ Rincón é enterrado após velório aberto ao público em Cali, na Colômbia
______________________________________
“Um resultado muito apertado afeta a governabilidade de qualquer um dos dois”, diz Luisa Lozano, cientista política da Universidade de La Sabana.
O próximo presidente colombiano governará um país de 50 milhões de habitantes onde, segundo pesquisas, a pobreza chega a 39%, o desemprego a 11,1% e a informalidade a 44,5%.
A violência também ganhou terreno com vários grupos armados financiados por narcotraficantes, centenas de líderes sociais assassinados, milhares de pessoas deslocadas e fronteiras inseguras.
_________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS