A sonda InSight, da Nasa, deve permanecer em Marte por mais algumas semanas, segundo uma atualização sobre a missão disponibilizada nessa terça-feira, 21, no site do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A sonda InSight está prestes a parar de funcionar, após fornecer medições sem precedentes sobre a atividade sísmica em Marte.
Segundo a Nasa, o módulo provavelmente não resistiria até o meio deste ano com tanto acúmulo de poeira em suas matrizes de energia solar.
Em janeiro, uma grande tempestade de poeira regional cobriu os painéis solares, o que acionou automaticamente o modo de segurança.
Devido a preocupações de peso e potência, o lander não carrega um sistema suplementar para limpar a poeira, como motores ou escovas.
A equipe responsável pelo InSight utilizando um furo no braço robótico, reduziu um pouco a sujeira e ganhou vários impulsos de energia, mas essas atividades se tornam cada vez mais difíceis à medida que a energia disponível diminui.
A equipe da missão então optou por operar o sismômetro por mais tempo do que o planejado anteriormente, com seu desligamento agora esperado para fim de agosto ou início de setembro.
“O objetivo é levar os dados científicos até o ponto em que o InSight não pode operar, em vez de conservar energia e operar o lander sem nenhum benefício científico”, disse Chuck Scott, gerente de projetos da missão InSight no JPL.
___________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS