A Rússia anunciou a retirada de suas tropas do exército da Ilha das Serpentes, nesta quinta-feira, uma posição estratégica conquistada por Moscou e que foi alvo de ataques ucranianos.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A ilha se tornou símbolo de resistência da Ucrânia depois que guardas rejeitaram a ordem de rendição apresentada por um navio Russo – “Navio Russo, vá se f****” – foi informado por mensagem de rádio.
O governo afirmou que a retirada é uma demonstração de que a “Rússia não está impedindo os esforços da ONU de organizar um corredor humanitário para enviar por navio produtos agrícolas a partir da Ucrânia”, afirmou Igor Konashenkov, porta-voz da defesa do país.
“Em 30 de junho, em sinal de boa vontade, as Forças Armadas russas cumpriram os objetivos fixados na Ilha das Serpentes e retiraram sua guarnição do local”, completou.
_____________________________
RELACIONADAS
+ Rússia procura pontos fracos na defesa, diz Ministério da Ucrânia
+ Rússia acusa EUA de distanciar acordos de paz ao entregar mais armas à Ucrânia
+ Rússia ataca depósito de armas enviadas pelo Ocidente à Ucrânia
_____________________________
A Rússia também acusou a Ucrânia de não retirar as minas de sua costa no Mar Negro.
O comando militar do sul da Ucrânia anunciou no Facebook que a Rússia “retirou às pressas sua guarnição” da ilha após “ataques de nossas unidades de mísseis e artilharia”. Informou também que a ilha está “coberta de fogo” e postou uma foto de uma área coberta por fumaças.
A Ucrânia acusa a Rússia de roubar os cereais do país, o que contribui para a escassez mundial de alimentos provocada pelo bloqueio das exportações de produtos em portos do país.
_______________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS