Nesta segunda-feira, 11, Jake Sullivan, assessor de segurança nacional da Casa Branca, afirmou que o Irã planeja fornecer à Rússia centenas de drones que podem ser equipados com armas de combate para uso na Ucrânia.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

“O governo iraniano se prepara para fornecer à Rússia várias centenas de UAVs [veículos aéreos não tripulados], incluindo UAVs com capacidade para armas”, disse Sullivan.

Ele afirmou que a informação recebida pelos Estados Unidos respalda as análises de que o Exército russo tem problemas para manter sua capacidade armamentista depois de perdas significativas na Ucrânia.

“Nossa inteligência indica ainda que o Irã se prepara para treinar as forças russas no uso desses UAVs, com sessões iniciais programadas para este mês”, acrescentou Sullivan.

______________________

RELACIONADAS

Rússia ataca hangares ucranianos que armazenavam armas de artilharia produzidas nos EUA

Rússia confirma tomada de controle da região de Luhansk, na Ucrânia

Rússia procura pontos fracos na defesa, diz Ministério da Ucrânia

______________________

Os drones desempenham um papel crucial em ambos os lados da Guerra da Ucrânia, desde o disparo de mísseis à distância até o lançamento de pequenas bombas contra alvos, passando pelo reconhecimento de forças de artilharia e de tropas terrestres.

Se confirmada, a chegada dos equipamentos acontecerá depois do ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, afirmar que o Exército do país tem 1 milhão de membros para retomar a região sul conquistada pela Rússia.

A fala foi interpretada com ceticismo por analistas militares, mas vem na esteira de outras declarações que pedem aos residentes da região que partam dali, citando que contra-ataques são iminentes.

________________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS