Nesta segunda-feira, 11, Jake Sullivan, assessor de segurança nacional da Casa Branca, afirmou que o Irã planeja fornecer à Rússia centenas de drones que podem ser equipados com armas de combate para uso na Ucrânia.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
“O governo iraniano se prepara para fornecer à Rússia várias centenas de UAVs [veículos aéreos não tripulados], incluindo UAVs com capacidade para armas”, disse Sullivan.
Ele afirmou que a informação recebida pelos Estados Unidos respalda as análises de que o Exército russo tem problemas para manter sua capacidade armamentista depois de perdas significativas na Ucrânia.
“Nossa inteligência indica ainda que o Irã se prepara para treinar as forças russas no uso desses UAVs, com sessões iniciais programadas para este mês”, acrescentou Sullivan.
______________________
RELACIONADAS
+ Rússia ataca hangares ucranianos que armazenavam armas de artilharia produzidas nos EUA
+ Rússia confirma tomada de controle da região de Luhansk, na Ucrânia
+ Rússia procura pontos fracos na defesa, diz Ministério da Ucrânia
______________________
Os drones desempenham um papel crucial em ambos os lados da Guerra da Ucrânia, desde o disparo de mísseis à distância até o lançamento de pequenas bombas contra alvos, passando pelo reconhecimento de forças de artilharia e de tropas terrestres.
Se confirmada, a chegada dos equipamentos acontecerá depois do ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, afirmar que o Exército do país tem 1 milhão de membros para retomar a região sul conquistada pela Rússia.
A fala foi interpretada com ceticismo por analistas militares, mas vem na esteira de outras declarações que pedem aos residentes da região que partam dali, citando que contra-ataques são iminentes.
________________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS