Fabricante lança a primeira motocicleta elétrica (ROAM Air) com baterias intercambiáveis, projetado para terrenos urbanos e rurais. A ROAM, empresa sueca e queniana especializada em veículos elétricos, compartilhou os detalhes do lançamento em um comunicado de imprensa nesta quarta-feira, 20.
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Segundo a fabricante, o foco é fornecer capacidade de transporte, alcance e velocidade, a fim de facilitar a adoção em massa de veículos de emissão zero.
O cofundador e CEO da ROAM, Filip Lövström, destacou que o modelo foi projetado “sob medida para diferentes casos de uso comercial, como transporte de passageiros ou carga com segurança em primeiro plano”.
Um dos destaques da motocicleta é o seu compartimento onde estaria um tanque de combustível convencional.
A estrutura abriga um sistema de bateria dupla que combina 180 km de alcance total por carga.
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Especificações
Capacidade da bateria: 2 unidades de 3,24 kWh (6,48 kWh no total);
Potência nominal: 3.000 watts;
Velocidade máxima: 90 km/h;
Capacidade de carga útil: 220 kg;
Peso do veículo: 135 kg;
Tempo de carregamento: 4 horas (carregador de 3 pinos de 600 W em tomada de 240 V).
Custando US$ 1.500, pouco mais de R$ 8 mil em conversão direta, a ROAM afirma que está perto de alcançar a paridade de custos com o valor de outras motocicletas movidas a combustão vendidas na África.
Olhando para o futuro, a fabricante disse que pretende aumentar a produção da Air para atender “o grande interesse dos clientes”.
Por fim, a novidade deve chegar ao mercado africano ainda este ano após a companhia captar o maior investimento de todos os tempos para uma empresa de mobilidade no continente, US$ 7,5 milhões.
Entre as outras iniciativas da ROAM, a marca firmou uma parceria com a Uber para implantar mais de 3 mil motocicletas elétricas na plataforma em 2022.
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