No último sábado, 30, uma cidadã denunciou às autoridades da região do Atacama o surgimento de um buraco gigantesco que apareceu nas proximidades da Mina Alcaparros, em Tierra Amarilla, no Chile.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Após a denúncia, as autoridades ativaram protocolos de segurança perto da Mina Alcaparros, que também faz parte da Mina Candelária.
Segundo o prefeito da comunidade, Cristóbal Zúñiga, a preocupação é o fato da região estar cercada de jazidas de mineração e obras subterrâneas.
No momento, a origem do fenômeno é desconhecida.
No entanto, o chefe da comunidade alertou que o sumidouro ou buraco “ainda está ativo e continua a crescer”.
“Solicitamos que seja possível esclarecer qual o motivo e porque ocorreu este evento, quais os motivos, se o colapso é produto da atividade mineira abaixo ou se é de outra natureza”, acrescentou.
Já o delegado presidencial da Região do Atacama, Gerardo Tapia, encarregou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) “a fazer uma revisão in loco”.
Enquanto isso, a Secretaria da Região Ministerial (Seremi) de Mineração da Região do Atacama, foi ao local para inspecionar o sumidouro e indicou que não há danos às pessoas.
E nesta segunda-feira, 1º, o Sergeomin indicou que o fenômeno tem um diâmetro aproximado de 25 metros.
___________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS