Autoridades russas acusaram formalmente o governo dos Estados Unidos de “envolvimento direto e ativo” na guerra da Ucrânia.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, disse que o compartilhamento de informações entre Washington e Kiev é um dos motivos da acusação.
“Esta é a prova final de que Washington, apesar das alegações da Casa Branca e do Pentágono, está diretamente envolvida no conflito na Ucrânia”, disse ele, explicando que a troca de informações em tempo real permitiu que os ucranianos lançassem ataques contra os russos por meio de um sistema de lançamento de foguetes.
________________________
RELACIONADAS
+ Casa Branca alerta que Rússia está preparando terreno para anexar territórios da Ucrânia
+ Presidente ucraniano demite funcionários do governo por suposta colaboração com Rússia
+ Irã se prepara para fornecer drones para Rússia usar contra Ucrânia, diz Casa Branca
________________________
Konashenkov afirmou ainda que, tanto os Estados Unidos quanto a Grã-Bretanha, continuam ajudando Kiev com “informações de minuto a minuto e em tempo real de todos os tipos”. Além disso, o envio constante de suprimentos militares, como tanques e mísseis, está dificultando a ofensiva russa no país.
“Nenhuma outra confirmação do envolvimento direto dos Estados Unidos nas hostilidades na Ucrânia é necessária: as armas fornecidas não vêm apenas com manuais sobre como usá-las, mas neste caso (os EUA) desempenham o papel de artilheiros em sua forma mais pura”, defendeu Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo.
___________________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS