Autoridades russas acusaram formalmente o governo dos Estados Unidos de “envolvimento direto e ativo” na guerra da Ucrânia.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, disse que o compartilhamento de informações entre Washington e Kiev é um dos motivos da acusação.

“Esta é a prova final de que Washington, apesar das alegações da Casa Branca e do Pentágono, está diretamente envolvida no conflito na Ucrânia”, disse ele, explicando que a troca de informações em tempo real permitiu que os ucranianos lançassem ataques contra os russos por meio de um sistema de lançamento de foguetes.

________________________

RELACIONADAS

Casa Branca alerta que Rússia está preparando terreno para anexar territórios da Ucrânia

Presidente ucraniano demite funcionários do governo por suposta colaboração com Rússia

Irã se prepara para fornecer drones para Rússia usar contra Ucrânia, diz Casa Branca

________________________

Konashenkov afirmou ainda que, tanto os Estados Unidos quanto a Grã-Bretanha, continuam ajudando Kiev com “informações de minuto a minuto e em tempo real de todos os tipos”. Além disso, o envio constante de suprimentos militares, como tanques e mísseis, está dificultando a ofensiva russa no país.

“Nenhuma outra confirmação do envolvimento direto dos Estados Unidos nas hostilidades na Ucrânia é necessária: as armas fornecidas não vêm apenas com manuais sobre como usá-las, mas neste caso (os EUA) desempenham o papel de artilheiros em sua forma mais pura”, defendeu Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo.

___________________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS