Pesquisas divulgadas na quarta-feira (23) pela Sociedade Zoológica de Londres e da Academia Chinesa de Ciências, revelam que o dugongo, um mamífero marinho que frequenta as águas do sul da China há centenas de anos, está extinto no país. 

As pesquisas apontam que a pesca, os ataques de navios e a perda de habitat natural causada pelo homem fizeram o número de dugongos nas águas chinesas diminuir rapidamente a partir da década de 1970.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Sem evidências de sua presença na China desde 2008, a pesquisa mostra que “esta é a primeira extinção funcional de um grande mamífero nas águas costeiras da China”, segundo o relatório.

O dugongo, que é altamente dependente de uma dieta de ervas marinhas, foi classificado como animal protegido de chave nacional de grau 1 desde 1988 pelo Conselho de Estado da China.

O professor Samuel Turvey, do Instituto de Zoologia da ZSL disse que o provável desaparecimento de dugongos na China foi uma perda devastadora.

“Sua ausência não só terá um efeito indireto na função do ecossistema, mas também servirá como um alerta, um lembrete sério de que extinções podem ocorrer antes que ações efetivas de conservação sejam desenvolvidas.”

_____________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS