Nesta segunda-feira (29), a Agência Europeia Espacial (ESA) informou que o programa internacional James Webb capturou novas imagens da galáxia conhecida como “Phantom Galaxy M74”, ou “Galáxia Fantasma M74”, em português. 

As imagens mostram a riqueza de detalhes obtidos graças ao trabalho conjunto do James Webb com o telescópio espacial Hubble. 

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a ESA, a captura permitiu observar melhor o núcleo da galáxia e as espirais formadas por filamentos de gás e poeira. 

A falta de gás na região nuclear da galáxia forneceu uma visão desobstruída do aglomerado de estrelas no centro da NGC 628, como também é conhecida a galáxia fantasma.

Liderado pela Nasa, ESA e a Agência Espacial Canadense, o programa internacional Webb pretende, com as imagens, resolver uma série de mistérios de nosso Sistema Solar olhando para lugares nunca antes observados pela humanidade.

A agência explica que a colaboração das observações super precisas de Webb em comprimentos de onda mais longos permitirá aos astrônomos identificar:

– regiões de formação de estrelas nas galáxias;

– medir com precisão as massas e idades dos aglomerados de estrelas; 

– e obter informações sobre a natureza dos pequenos grãos de poeira à deriva no espaço interestelar.

A combinação de dados de telescópio operando em todo o espectro eletromagnético é capaz de fornecer dados sobre objetos astronômicos de forma mais poderosa.

A galáxia fantasma já havia sido observada por Hubble anos antes e pelo astrônomo Gabriel Brammer, da Universidade de Copenhague, em julho deste ano. 

_________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image