A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) afirmou nesta quinta-feira (10), que a cólera continua a se espalhar no Haiti e o número de casos suspeitos quase dobrou em uma semana.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

A entidade destacou que embora os dados apontem que 90% de todos os casos suspeitos registrados estejam concentrados no oeste do país, a expansão geográfica da doença é “notável”.

Mais de 6,8 mil casos suspeitos de cólera

Desde a notificação dos dois primeiros casos confirmados de cólera na região de Porto Príncipe em 2 de outubro, o Ministério de Saúde Pública e População do Haiti relatou mais de 6,8 mil casos suspeitos em sete áreas do país.

Foram confirmados 653 ​​casos, mais de 5,6 mil casos suspeitos em internação e 144 óbitos registrados, segundo contagem feita no último domingo.

Isso representa um aumento de 64% nos casos confirmados e 62% nas mortes em comparação com a atualização de 1º de novembro.

RELACIONADAS

+ Haiti registra níveis catastróficos de fome, aponta ONU

+ Haiti, Bangladesh e Vietnã recebem ajuda financeira do Papa Francisco

Na prisão de Porto Príncipe, foi registrada uma epidemia de cólera com 368 casos suspeitos até o momento, incluindo 14 casos confirmados e 14 mortes.

Além disso, entre as mais de 1,5 mil amostras analisadas pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública, 639 foram confirmadas, ou 40%.