Ícone do site Portal Norte

Suspeitas de cólera dobraram em uma semana no Haiti, diz OPAS

Suspeitas de cólera dobraram em uma semana no Haiti, diz OPAS

Pessoas com sintomas de cólera recebem tratamento em Porto Príncipe, Haiti - Foto: Unicef/Odelyn Joseph

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) afirmou nesta quinta-feira (10), que a cólera continua a se espalhar no Haiti e o número de casos suspeitos quase dobrou em uma semana.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

A entidade destacou que embora os dados apontem que 90% de todos os casos suspeitos registrados estejam concentrados no oeste do país, a expansão geográfica da doença é “notável”.

Mais de 6,8 mil casos suspeitos de cólera

Desde a notificação dos dois primeiros casos confirmados de cólera na região de Porto Príncipe em 2 de outubro, o Ministério de Saúde Pública e População do Haiti relatou mais de 6,8 mil casos suspeitos em sete áreas do país.

Foram confirmados 653 ​​casos, mais de 5,6 mil casos suspeitos em internação e 144 óbitos registrados, segundo contagem feita no último domingo.

Isso representa um aumento de 64% nos casos confirmados e 62% nas mortes em comparação com a atualização de 1º de novembro.

RELACIONADAS

+ Haiti registra níveis catastróficos de fome, aponta ONU

+ Haiti, Bangladesh e Vietnã recebem ajuda financeira do Papa Francisco

Na prisão de Porto Príncipe, foi registrada uma epidemia de cólera com 368 casos suspeitos até o momento, incluindo 14 casos confirmados e 14 mortes.

Além disso, entre as mais de 1,5 mil amostras analisadas pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública, 639 foram confirmadas, ou 40%.

Sair da versão mobile