O presidente do Peru, Pedro Castillo foi destituído do cargo e preso nesta quarta-feira (7) após tentar dissolver o Congresso, anunciando um ‘governo de exceção’ e toque de recolher. A Suprema Corte chamou a decisão de golpe de Estado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Com o impeachment de Castillo decretado, o Congresso do Peru convocou a vice-presidente, Dina Ercilia Boluarte, para assumir o poder no país. Ela deve ser empossada às 15h de Lima (17h de Brasília).

Dina Ercilia Boluarte é a primeira mulher a ser presidente do Peru.

RELACIONADAS

+ Presidente do Peru dissolve Congresso e divulga novas eleições no país

+ Peru declara emergência ambiental após nove dias de vazamento de petróleo na Amazônia

+ Pela primeira vez na história do país, Suprema Corte do Peru permite eutanásia

Em julho de 2021, foi nomeada por Pedro Castillo ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do Governo. Ela renunciou ao cargo em novembro deste ano, após mais de um ano no ministério.

Boluarte rejeitou publicamente a decisão de Castillo de fechar o Congresso. Nas redes sociais, a vice peruana escreveu:

“Rejeito a decisão de Pedro Castillo de perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. É um golpe de Estado que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com estrito cumprimento da lei.”

Dina Boluarte nasceu em 31 de maio de 1962 em Chalhuanca, Apurímac, Peru. Ela é formada em Direito pela Universidade de San Martín de Porres. Possui diplomas de especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública, Direito Constitucional, Direito Processual Constitucional e Direitos Humanos. É também Conciliadora Extrajudicial.