Um homem foi condenado na Polônia após fazer tatuagem nos olhos da ex-modelo Aleksandra Sadowska e deixá-la cega.
O profissional deve pagar R$ 180 mil, além de cumprir 30 horas de serviço comunitário, em função do dano que causou à jovem, de acordo com decisão judicial.
+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp
+ Envie esta íntegra no seu Telegram
Sadowska cobriu os globos oculares com tinta preta em 2017 e, à época, revelou que sempre foi seu sonho pintar os olhos. “Sempre quis olhos tatuados, achei que combinavam comigo”, disse à mídia local.
Tatuador disse ter experiência com procedimento
O profissional, identificado como Piotr A., atendia em um estúdio localizado na cidade de Varsóvia, capital polonesa, e foi procurado pela jovem devido ao seu ‘histórico’ com a tatuagem que ela buscava.
“O tatuador tinha dezenas de procedimentos desse tipo em seu portfólio. Pelo menos foi o que ele disse”, lamentou a modleo ao Daily Star.
Segundo consta no processo, o profissional teria penetrado os globos oculares de Aleksandra tão profundamente que os perfurou. Além disso, Piotr A. teria usado uma tinta não certificada para uso nos olhos.
A prática causou glaucoma na jovem que, logo em seguida, desenvolveu uma catarata avançada. Mesmo após realizar três cirurgias, a ex-modelo não conseguiu recuperar e nem melhorar a visão.
RELACIONADA
+ Médico acusado de deixar paciente cega após cirurgia plástica na barriga se torna réu em SP
Tatuagem proibida
Segundo a médica oftalmologista Núbia Vanessa Lima, do CBV-Hospital de Olhos, tatuar os olhos é uma prática extremamente perigosa e proibida no Brasil, América do Norte e na Europa. “[Essa proibição] existe por diversos motivos, o principal deles é o risco de cegueira”, revela.
“Mesmo se não houver perfuração ao tatuar os olhos, como aconteceu com Aleksandra, esse tipo de tatuagem pode desenvolver uma inflamação crônica que pode levar ao glaucoma, a primeira causa irreversível de cegueira”, revela.
“Uma tatuagem nos olhos, portanto, pode afetar a sua função visual e levar à cegueira. Cegueira essa que é irreversível, ou seja, não adianta fazer a cirurgia da catarata e nem um outro procedimento cirúrgico”, explica.
A especialista frisa que esse tipo de tatuagem ainda pode causar catarata e outras inflamações, como uveíte, inflamação crônica do tecido uveal dos olhos.
A pessoa tatuada também pode desenvolver um descolamento de retina.