Ícone do site Portal Norte

Tempestade provoca grandes inundações na Califórnia, nos Estados Unidos

Tempesdade Mais de 34 milhões de pessoas estavam sob alerta de enchentes nesta terça, informou o Serviço Nacional de Meteorologia - Foto: Reprodução/Twitter@danncianca

Mais de 34 milhões de pessoas estavam sob alerta de enchentes nesta terça, informou o Serviço Nacional de Meteorologia - Foto: Reprodução/Twitter@danncianca

A Califórnia continua sendo castigada por passagem de um ciclone-bomba, nesta terça-feira (10), após uma série de tempestades que atinge a costa americana desde a semana passada.

Meteorologistas alertam que não há previsão de melhora, enquanto ruas ficam inundadas e milhares de pessoas são retiradas de suas casas em cidades com histórico de fortes deslizamentos de terra.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Tempestade nos EUA

Desde domingo (8), quando a última onda de umidade, conhecida como rio atmosférico, varreu o Estado, partes dos condados de Ventura e Santa Bárbara, ao norte de Los Angeles, receberam mais de 40 centímetros de chuvas nesta terça, levando novos alertas de inundação.

A tempestade também gerou alguns alertas de tornado e deve trazer neve pesada para a Sierra Nevada.

Após uma breve trégua, espera-se que outra tempestade atinja o Estado a partir de quarta-feira (11), aumentando os estragos e saturando ainda mais áreas já sob risco de inundações e deslizamentos.

Mais de 34 milhões de pessoas, principalmente no sul e no centro da Califórnia, estavam sob alerta de enchentes nesta terça, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.

As tempestades ameaçaram cidades costeiras e ribeirinhas e deixaram mais de 200 mil residências e empresas sem energia, de acordo com o site poweroutage.us, que rastreia relatórios de serviços públicos.

O serviço meteorológico emitiu um alerta de inundação para toda a área da baía de São Francisco, juntamente com Sacramento Valley e Monterey Bay.

Mortes

O número de mortos pelas tempestades subiu de 12 para 14 na segunda-feira, depois que duas pessoas, incluindo um morador de rua, foram mortas por árvores que caíram, disseram autoridades estaduais.

Esse número, porém, não inclui uma pessoa que morreu na segunda por uma enchente enquanto tentava navegar por uma estrada submersa no condado de San Luis Obispo, ao norte de Santa Bárbara.

No mesmo condado, um menino de 5 anos estava desaparecido depois que o veículo em que ele estava foi arrastado por uma enchente.

RELACIONADAS

+ Terremoto de magnitude 6,4 abala o norte da Califórnia, nos EUA

+ Onda de frio provoca nevascas e mata mais de 30 pessoas nos EUA

+ Tempestade provoca mortes e deixa 700 mil sem energia nos EUA

Retiradas

Ordens de retiradas foram emitidas no condado de Santa Cruz para cerca de 32 mil residentes que vivem perto de rios e riachos cheios de chuva.

O rio San Lorenzo foi declarado em estágio de inundação e imagens de drones mostraram várias casas em meio a águas lamacentas, com as metades superiores dos automóveis aparecendo.

Cerca de 209 quilômetros ao sul, mais de 10 mil pessoas receberam ordens de se retirar no condado de Santa Bárbara.

Toda a comunidade costeira de Montecito – lar do príncipe Harry, Oprah Winfrey e outras celebridades – recebeu ordens de fugir no quinto aniversário de um deslizamento de terra que matou 23 pessoas e destruiu mais de 100 casas.

Veja vídeos:

Sair da versão mobile