Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico, recebeu uma multa de trânsito nesta sexta-feira (20), após ter aparecido sem cinto de segurança, dentro de um carro, em um vídeo que postou em sua conta no Instagram.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Orgulhoso por anunciar um aporte de milhões de libras para a recuperação financeira de condados do norte da Inglaterra, o líder conservador viajou para Lancashire e, de lá, gravou uma mensagem no banco de trás de seu veículo oficial.

No vídeo, que foi apagado de sua conta, ele aparecia sorrindo e tecendo loas à sua política de redução de desigualdades regionais.

Momentos depois da publicação nas redes sociais, a sisuda polícia britânica informou que estava assistindo o vídeo.

Mais tarde, disse secamente que emitiria “uma multa a um homem de 42 anos de Londres”.

RELACIONADAS

+ Sunak é oficialmente nomeado primeiro-ministro do Reino Unido

+ Sunak é eleito novo primeiro-ministro do Reino Unido

+ Após renúncia de Boris Johnson, novo primeiro-ministro do Reino Unido deve ser anunciado no dia 5 de setembro

Rishi Sunak

O primeiro-ministro prontamente se desculpou e disse que tinha tirado o cinto justamente para virar para o lado e poder gravar a mensagem de modo mais confortável.

O porta-voz do governo chamou o caso de “um breve erro de julgamento”, reforçando o argumento de que o premiê removeu o acessório apenas para filmar um pequeno clipe. “Ele aceita plenamente que foi um erro e pede desculpas por isso.”

Ele acrescentou que “o primeiro-ministro acredita que todos devem usar cintos de segurança” e que Sunak não se sente de forma alguma acima da lei.

No Reino Unido, um passageiro que não use o cinto de segurança – quando houver um disponível – é multado em 100 libras (R$ 646) caso seja pego pelas autoridades.

O valor pode aumentar para 500 libras (R$ 3.230) se o caso for a tribunal.

O Partido Trabalhista, de oposição, se refestelou com a história, é claro, trazendo à memória um vídeo em que o político aparentemente teve dificuldades para entender como fazer um pagamento com cartão.

“Rishi Sunak não sabe administrar um cinto de segurança, seu cartão de débito, um serviço de trem, a economia, este país”, disse uma porta-voz. “É uma dolorosa exibição sem fim.”

como “partygate”, somando-se a outros escândalos da gestão do hoje ex-primeiro-ministro e precipitando sua queda.

Resta saber agora o impacto que o passeio de Sunak pode ter em um momento de desgaste do Partido Conservador. O Reino Unido tem eleições marcadas para janeiro de 2025.