O papa Francisco, de 86 anos, recebeu alta na manhã desta sexta-feira (16), do Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli.
O pontífice estava internado há mais de uma semana para uma laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese.
A confirmação veio da equipe médica que cuida do papa, por meio do Vaticano, que já na nota diária de quinta-feira (15).
Vaticano informou que estava prevista a alta do hospital, em função de um curso clínico que continua “sem complicações”.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O sumo pontífice deixou o hospital sorrindo em uma cadeira de rodas em meio a uma multidão de fiéis, paroquianos e jornalistas Suas declarações se limitaram a alguns cumprimentos e agradecimentos.
“Eu continuo vivo” e “sofro pelos migrantes”, comentou sobre o naufrágio dos migrantes no mar Egeu. Essas foram as primeiras palavras ditas por Francisco assim que deixou o hospital Gemelli.
Em comunicado, a equipe médica afirmou ainda que o papa descansou bem durante a noite e “seus exames hematológicos estão normais”.
RELACIONADAS
Papa Francisco está sentado e trabalhando após cirurgia abdominal
Lula conversa com papa Francisco e faz convite para visita ao Brasil
Visita à Basílica de Santa Maria Maior
A Sala de Imprensa vaticana informou que o Papa Francisco, após deixar o Hospital Gemelli, e antes de retornar ao Vaticano, foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, como já o fez dezenas de vezes durante seu pontificado.
Ao chegar de carro em frente à Basílica romana, ele desceu sozinho e sentou-se em sua cadeira de rodas.
Antes de entrar na Basílica cumprimentou os turistas que estavam em frente à Santa Maria Maior.