A tempestade tropical Idalia ganhou força e velocidade neste domingo (27), nos Estados Unidos.
À medida que a tempestade se move em direção à costa do Golfo da Flórida, pode atingir o status de furacão de categoria 1 na quarta-feira (1º).
É o que confirmou no domingo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
No sábado (26), o governador Ron DeSantis já havia declarado estado de emergência para cerca de 30 condados ao longo do Panhandle e outras partes da Flórida.
Idalia passou de uma depressão tropical a uma tempestade tropical no domingo, enquanto se movia sobre partes da Península de Yucatán, no México e no oeste de Cuba, provocando alertas de enchentes e deslizamentos de terra nos locais.
A previsão é de tempestades perigosas, chuvas torrenciais e ventos fortes para a Costa do Golfo e na região de Panhandle, na Flórida.
A tempestade deverá permanecer a oeste do arquipélago de Florida Keys.
RELACIONADAS
+ Furacão Nicole destrói casas e deixa 2 mortos na Flórida, nos EUA
Fortes chuvas
Também é provável que fortes chuvas atinjam partes do sudeste dos EUA no meio da semana, disse o NHC.
Partes da Flórida e do sul da Geórgia também deverão sofrer precipitações intensas de terça a quarta-feira, de acordo com o previsto.
Fortes chuvas chegarão às Carolinas do Norte e do Sul na quinta-feira (1º).
Ainda são esperadas inundações urbanas em partes da costa oeste da Flórida, em Panhandle e em partes do sudeste dos EUA, à medida que a tempestade se dirige para o norte, completou o NHC.
As previsões indicam que Idalia não atingirá a força destrutiva do furacão Ian, que chegou à Flórida no final de setembro como uma tempestade de categoria 4 com ventos máximos sustentados de 240 Km/h.
O furacão causou a morte de ao menos 130 pessoas.