Ícone do site Portal Norte

Eleitores vão às urnas para o 1º turno das eleições à presidente na Argentina

Eleições à presidência da Argentina acontece hoje - Foto: Reprodução/ Instagram @patobullrich @sergiomassaok/ Natacha Pisarenko/Associated Press/Estadão Conteúdo

Eleições à presidência da Argentina acontece hoje - Foto: Reprodução/ Instagram @patobullrich @sergiomassaok/ Natacha Pisarenko/Associated Press/Estadão Conteúdo

Na manhã deste domingo, 22 de outubro, ocorreram as eleições para a presidência da Argentina. O pleito envolveu candidatos à presidência e vice-presidência, bem como deputados de todo o país, senadores de oito províncias e parlamentares do Mercosul.

Os candidatos à presidência incluíram o economista Javier Milei, do partido Liberdade Avança, Patricia Bullrich, da coalizão Juntos pela Mudança, e o atual ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, da União pela Pátria.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Esses são os três candidatos que receberam mais votos nas primárias argentinas, realizadas em agosto e serviram como um termômetro das eleições. Milei ficou em primeiro lugar, com 29,86% dos votos, seguido por Patricia Bullrich, com 28%, e Sérgio Massa em terceiro lugar, com 27,28%.

Os candidatos menos votados que continuam na disputa são Juan Schiaretti, com 3,71% dos votos, e Myriam Bregman, com 2,61%, conforme informado pelo jornal La Nación.

Como acontece a eleição na Argentina

Os eleitores recebem um envelope aberto e colocam a cédula de votação de acordo com seu candidato. Em seguida, são direcionados para uma sala chamada “sala escura”, onde depositam seus envelopes fechados em uma urna.

Para vencer as eleições, um candidato deve garantir mais de 45% dos votos ou mais de 40% caso haja uma diferença maior que 10 pontos percentuais em relação ao adversário mais próximo.

RELACIONADAS

+ Música de ‘sambista ácido’ é jingle do candidato Milei na Argentina

Sair da versão mobile