Inundações de edifícios e centenas de vidros e objetos quebrados pelos fortes ventos são alguns dos efeitos do furacão Otis, que afeta o México nesta quarta-feira (25).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O furacão, que chegou a alcançar a categoria 5 na escala Saffir-Simpson foi rebaixado para 4 após tocar o solo da cidade turística de Acapulco, uma das mais atingidas pelo fenômeno.

Registro do furacão no dia 24 de outubro – Foto: Reprodução/ Governo do México/ Conagua

Às 9h no horário local (6h de Brasília), o centro do furacão estava 40 quilômetros ao nordeste do popular balneário, com ventos sustentados de 215 km/h deslocamento a uma velocidade de 17 km/h, segundo o relatório do NHC.

À meia-noite no horário local, o furacão chegou a registrar ventos de 270 km/h e rajadas de 330 km/h.

Apesar do enfraquecimento, o fenômeno vai provocar “nas próximas horas ventos extremamente destrutivos”, segundo a previsão.

Furacão e chuvas

O fenômeno ganhou uma força inesperada em pouco tempo.

Em menos de 24 horas, o Otis passou de tempestade tropical a furacão de categoria 5, a mais alta destes fenômenos naturais.

As principais zonas de risco do furacão além de Acapulco, são Coyuca de Benítez e San Marcos, segundo o Serviço Meteorológico do México.

São esperadas chuvas pontuais extraordinárias (mais de 250 litros por metro quadrado) nas regiões de Guerrero e chuvas fortes (75 a 150 litros) em Oaxaca.

Usuários nas redes sociais publicaram vídeos do momento em que palmeiras, árvores e mobiliário urbano sofreram as investidas do vento e da chuva de Otis.

Alguns vídeos mostram danos a estabelecimentos comerciais, janelas quebradas pelo vento e turistas que colocaram camas e colchões como proteção nas janelas dos hotéis.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, publicou uma mensagem nas redes sociais apelando a toda a população para que tome precauções devido ao furacão.

“O Plano DN-III-E e o Plano Marina estão em andamento em coordenação com o governo estadual. Aceitem se deslocar para abrigos, permanecer em locais seguros: longe de rios, riachos, barrancos e fiquem alerta, sem excesso de confiança. Nós também estamos vigilantes”, afirmou.

A precipitação pode ocorrer com descargas elétricas e gerar deslizamentos de terra, aumento do nível dos rios, transbordamentos e inundações em zonas dos estados mencionados.

RELACIONADAS

+ Teto de igreja no México desaba durante missa e causa 10 mortes

+ Confira estragos causados pelo furacão Idalia nos EUA; veja fotos