O embaixador do Sultanato de Omã, Talal Al-Rahbi, afirmou que as relações entre Brasil e Omã estão em constante desenvolvimento e acrescentou que o país tem interesses comerciais em setores-chave como energia renovável e agricultura.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A declaração foi dada nesta segunda-feira (20), durante a comemoração do 53º Dia Nacional do Sultanato de Omã, que foi realizada pela embaixada do país, no Distrito Federal.

“Vamos forjar alianças impactantes para impulsionar essas indústrias rumo a um futuro próspero. Investidores interessados podem entrar em contato com a Embaixada para conectá-los com potenciais parceiros em Omã”, disse o embaixador.

Na ocasião, Talal Al-Rahbi afirmou que o volume de comércio entre o Sultanato de Omã e a República Federativa do Brasil teve bons números de intercâmbio comercial nos últimos anos.

O volume de comércio entre o Sultanato de Omã e a República Federativa do Brasil teve bons números de intercâmbio comercial nos últimos anos - Foto: Isaias Goldinho/TV Norte
O volume de comércio entre o Sultanato de Omã e a República Federativa do Brasil teve bons números de intercâmbio comercial nos últimos anos – Foto: Isaias Goldinho/TV Norte

Segundo ele, os Fertilizantes foram os produtos mais proeminentes importados pelo Brasil em 2022, representando 85% da cesta de importação brasileira de Omã.

Além disso, em 2021, o valor do saldo comercial entre os dois países alcançou mais de US$ 2 bilhões. As principais exportações de Omã para o Brasil incluem: Fertilizantes, especialmente Ureia, Ferro, Peixes congelados e Plásticos Poliméricos.

Sobre Omã

O Sultanato de Omã é um país do Oriente Médio com capital em Mascate.

Com mais de cinco mihões de habitantes ele está situado no extremo leste dessa região, em uma área banhada pelo mar da Arábia, onde os golfos Pérsico e de Omã se encontram.

A nação é rica em recursos como o petróleo e o gás natural, que são os pilares da economia. Omã é um país urbanizado que tem contingente populacional concentrado nas regiões montanhosa e costeira, ao norte.

RELACIONADAS

Brasil bate 10 recordes em produção de energia renovável