Autoridades indianas disseram, nesta segunda-feira (27), que devem começar as escavações manuais para retirar os trabalhadores presos em um túnel.
Os 41 trabalhadores da construção civil seguem presos no túnel montanhoso que desabou no norte do país há mais de duas semanas.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Equipes de resgate começaram a perfurar verticalmente, um plano alternativo para a escavação horizontal, pela frente, com uma máquina de perfuração recém-substituída e escavaram cerca de 32 metros.
As autoridades responsáveis pelas perfurações e resgate esperam não enfrentar forte resistência da montanha, mesmo não tendo certeza do que vão perfurar.
Até o momento, as equipes de resgate escavaram e inseriram tubos, soldados entre si, para servir como passagem para as macas onde os homens seriam resgatados.
A máquina de perfuração quebrou algumas vezes por conta do terreno montanhoso da área e acabou sendo permanentemente danificada, na sexta-feira (24).
Equipes de resgate precisaram trabalhar durante a noite para fazer a retirada das partes da furadeira que estavam nos túneis, para que as escavações manuais pudessem finalmente começar.
A escavação vertical exigiu que as equipes de resgate escavassem cerca de 106 metros, praticamente o dobro do que eles precisariam cavar horizontalmente pela frente.
Os 41 trabalhadores estão presos desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terra no Uttarakhand fez com que parte do túnel, de cerca de 4,5km, que estava sendo construído por eles, desmoronasse a cerca de 200 metros da entrada.
A equipe de resgate também estava preocupada com riscos ou problemas semelhantes aos encontrados nos dias anteriores, que levaram à danificação da primeira máquina. Segundo os membros da equipe, as vibrações de alta intensidade poderiam causar a queda de mais detritos.
Quando uma missão que deveria durar apenas alguns dias, chegou ao seu 16° dia, a incerteza sobre o destino dos trabalhadores aumentou.
As autoridades envolvidas no processo ainda não tem uma previsão para quando os trabalhadores serão retirados.
RELACIONADAS
+ Índia suspende resgate de 41 trabalhadores presos em túnel
+ VÍDEO: trabalhadores estão presos em túnel há quase 9 dias na Índia