O Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu que militares fiquem de prontidão para responder a qualquer provocação de inimigos, afirmou a mídia estatal nesta quinta-feira (30).
A fala é mais um episódio que renova os temores de escalada militar entre Seul e Pyongyang, que abandonou acordo militar com o vizinho na semana passada e prometeu aumentar o armamento da fronteira.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Kim apresentou diretrizes estratégicas operacionais para melhorar a prontidão e as capacidades militares das Forças Armadas do regime, em visita à sede da Força Aérea, segundo a agência de notícias estatal KCNA.
A visita foi seguida por uma parada em um esquadrão de caças onde os pilotos realizaram um show aéreo, disse a agência.
O lider “avaliou a prontidão dos pilotos para realizar missões de combate aéreo sem problemas, independentemente de qualquer configuração desfavorável”, conforme a KCNA.
O ditador norte-coreano celebrou o que chamou de “nova era de uma potência espacial”, com familiares e cientistas, após o lançamento. De acordo com Kim, o satélite ajudará Pyongyang a se proteger de “movimentos perigosos e agressivos de forças hostis”.
“A suspensão da Coreia do Sul restaurará as atividades de vigilância e reconhecimento do lado sul-coreano da linha de demarcação militar, melhorando sua capacidade de monitorar as ameaças da Coreia do Norte”, disse o porta-voz.
RELACIONADAS
+ Ataque terrorista na entrada de Jerusalém deixa três mortos e seis feridos
+ Rússia propõe exercício naval triplo entre Coreia do Norte e China
+ Após entrada israelita, 2 crianças morrem em campo de refugiados de Jenin