Ícone do site Portal Norte

VÍDEO: jatos espanhóis escoltam avião após britânico ‘brincar’ ser do Talibã

Imagens capturadas por passageiros na época do incidente - Foto: Reprodução/Internet

Imagens capturadas por passageiros na época do incidente - Foto: Reprodução/Internet

O britânico Adity Verma, de 20 anos, enfrenta julgamento em Madri, na Espanha, após ‘brincar’ de enviar uma mensagem de texto alegando pertencer ao grupo Talibã e planejar explodir um avião que tinha embarcado do Aeroporto de Gatwick, um dos mais movimentados da Inglaterra.

O incidente ocorreu em 2022, quando Verma tinha 18 anos.

Acusado de desordem pública, Verma afirmou que sua intenção não era causar angústia pública ou danos. Ele enviou mensagem para seu grupo de amigos antes de embarcar para a Espanha.

“A caminho para explodir o avião”, disse em uma das mensagens, segundo divulgado pela imprensa britânica.

“Sou do Talibã”, continuou na conversa, conforme processo em julgamento.

Avião escoltado por jatos F-18

Na época, a mensagem foi interceptada pelos serviços de segurança do Reino Unido, que alertaram as autoridades espanholas enquanto o avião estava no ar. O Aeroporto de Gatwick captou a comunicação.

Dois jatos F-18 espanhóis foram despachados para acompanhar a aeronave. O tribunal considera responsabilizar o jovem com as despesas do acionamento dos jatos em até £95 mil (R$ 601 mil).

Questionado sobre a presença dos jatos, Verma alegou que acreditava ser parte de um exercício militar relacionado ao conflito entre Ucrânia e Rússia, iniciado em fevereiro de 2022.

O piloto informou aos passageiros que os caças foram acionados devido a um sinal de socorro, enviado erroneamente conforme o julgamento. O processo continua  até esclarecer os detalhes do caso.

Dentro do avião, passageiros que faziam a viagem no dia do incidente, registraram o momento em que os jatos sobrevoam ao lado da aeronave comercial. A imagem ainda circula pela internet.

Confira:

https://controle.portalnorte.com.br/wp-content/uploads/2024/01/ssstwitter.com_1706149650078.mp4
Sair da versão mobile