Neste domingo (28), as autoridades do Egito, Catar e Israel se reuniram com o diretor da CIA, William Burns, em Paris, para discutir um eventual acordo para uma trégua na guerra de Gaza.
Egito, Catar, Estados Unidos e Israel também entraram em contato com as autoridades francesas visando avançar em direção a um acordo que inclua uma trégua nos combates e a libertação de reféns.
As reuniões começaram no sábado (27) e prosseguiram neste domingo.
Biden conversou durante o fim de semana com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, sobre “os últimos acontecimentos em Israel e Gaza”, mas a Casa Branca destacou que nenhum anúncio iminente estava previsto.
A guerra começou em 7 de outubro com o ataque de terroristas do Hamas, que mataram quase 1.140 pessoas, a maioria civis, e sequestraram quase 250 no sul de Israel.
Mais de 100 reféns foram libertados no fim de novembro durante uma trégua. Segundo as autoridades israelenses, 132 permanecem retidos em território palestino e o governo acredita que 28 estão mortos.
Em resposta, Israel executa uma ofensiva aérea e terrestre que deixou pelo menos 26.422 mortos até o momento, a maioria mulheres, crianças e adolescentes, segundo o Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas.