Uma nova espécie da cobra sucuri-verde pode ter sido descoberta na Amazônia. É o que relata um estudo realizado por 10 cientistas. No artigo, publicado na última sexta-feira (16) na revista Diversity, os cientistas também apontam que a sucuri pode ser a maior do mundo.

O apresentador de TV e cientista holandês, Freek Vonk, revelou o encontro com a cobra através de um vídeo onde mergulha no rio e encontra a serpente.

Segundo o estudo, a cobra mede 8 metros e pesa mais de 200kg.

Em postagem no Instagram, Freek Vonk comentou sobre a importância da descoberta, dizendo ser um dos destaques em sua carreira, principalmente porque ocorreu na Amazônia, local que considera seu lar.

Essa é uma nova espécie de sucuri-verde catalogada. Antes do estudo, apenas uma espécie da serpente havia sido descoberta, com tamanho de no máximo 7 metros.

Apesar de parecerem idênticas, as duas espécies possuem uma diferença genética de 5,5%.

“Embora pareçam quase idênticos à primeira vista, a diferença genética entre os dois é de 5,5%, e isso é ernome. Para colocar isso em perspectiva, humanos e chimpanzés são geneticamente diferentes entre si apenas em cerca de 2%.”, completa Vonk.

Veja o vídeo em que o apresentador e cientista mergulha no rio com a cobra:

O cientista e apresentador de TV, Freek Vonk, nada com a sucuri – Vídeo: Reprodução/Instagram @freekvonk