A consagração ao Sagrado Coração de Jesus é um rito da Igreja Católica, celebrado nesta sexta-feira (7), de devoção ao filho de Deus. Com a aproximação da data, o Papa Francisco anunciou que publicará extorsão católica sobre a manifestação em setembro.
O pontífice manifestou a intenção de tonrar o documento público durante a Audiência Geral, na última quarta-feira (5). A publicação deve seguir as celebrações para o 350º aniversário da primeira consagração, em 1673.
O chefe da Igreja Católica afirma que o documento reúne ‘preciosas reflexões de textos magisteriais anteriores” além de uma “lona história que remonta às Sagradas Escrituras”. Na audiência, papa se dirigiu também aos fiéis de língua árabe e alemã.
O Papa saudou os fiéis árabes na Catedral Caldeia de São José, lembrando-os do papel do Espírito Santo em guiar as almas para a luz. Ele também cumprimentou os fiéis de língua alemã, recordando a festa de São Bonifácio e desejando que o Espírito Santo mantenha viva a fé entre eles.
O que é consagração ao Sagrado Coração de Jesus?
A devoção ao Sagrado Coração remonta à Idade Média, com místicos alemães. No século XVII, Santa Margarida Alacoque e São João Eudes impulsionaram essa devoção. A Congregação dos Ritos defendeu o culto ao coração de Jesus como símbolo de amor. A solenidade se estendeu à Igreja universal e entrou no calendário litúrgico em 1856.
A cerimônia de Sagrado Coração de Jesus, geralmente tem uma oração específica de consagração, recitada individualmente ou em grupo. A oração acontece durante uma Missa, uma adoração eucarística ou uma cerimônia própria.
Preparação para a Consagração:
- Confissão e Comunhão: Preparar-se espiritualmente através do sacramento da confissão e da recepção da Sagrada Comunhão.
- Oração e Meditação: Participar de orações, novenas e meditações sobre o amor e as promessas do Sagrado Coração de Jesus.
- Ato de Consagração: Durante a cerimônia de consagração, há a oração de consagração, feita pessoalmente ou com a orientação de um sacerdote.