A cerveja é uma das bebidas mais ingeridas pelos brasileiros, segundo uma recente pesquisa divulgada pela World Population Review. No ranking, o Brasil consome 14.077 toneladas ficando atrás somente da China (34.979) e Estados Unidos (24.563) que ocupam o 1º e 2º lugar, respectivamente no consumo geral.
Entretanto, os países da Europa são os mais tomam a bebida por pessoa do que qualquer outro continente do mundo. O país que encabeça a lista é a República Checa , com 181,7 litros consumidos per capita em 2020. A cerveja na República Checa é mais barata do que a água engarrafada (normalmente 1 dólar por meio litro de cerveja), e o país é o berço da a pilsner.
O levantamento é referente a uma análise coletada no ano de 2021 e publicada em 2024. Os estilos de cerveja populares incluem pale ales, dark ales, pilsners, India pale ales (IPAs), porters, stouts, cervejas de trigo, goses/sours, lambics, dubbels, saisons, maibocks, marzens, bitters e muito mais.
Os 10 países que mais consomem:
À primeira vista, esta classificação parece indicar que o consumo de cerveja é aproximadamente igual em todo o mundo, com países da Ásia , América do Norte e do Sul e Europa , todos aparecendo no top 10. Na verdade, a cerveja é bastante popular na maior parte do mundo. No entanto, tal como acontece com muitas métricas, uma vez que os dados são filtrados por população e filtrados per capita (por pessoa), surge uma tendência mais focada.
Os 10 países que mais consomem cerveja per capita:
Oito outros países europeus também fazem parte da lista, incluindo a Alemanha , onde muitos processos e estilos de cerveja modernos foram inventados. Além disso, o único país não europeu entre os dez primeiros, o país africano Namíbia , pode atribuir o seu interesse pela cerveja aos laços coloniais do país com a Alemanha . Os Estados Unidos ficaram em 17º lugar no mundo em 2020, com 72,8 litros de consumo de cerveja per capita (classificação completa pode ser vista abaixo).
Qual país bebe mais cerveja?
A China consome o maior volume total com 34.979 mil toneladas. A República Checa teve o maior consumo per capita de 140,12 litros por pessoa.
A bebida geralmente é produzida a partir de cevada maltada, embora também possa ser feita de trigo , milho ou arroz . A fabricação de cerveja é um processo de vários estágios que primeiro converte os amidos dos grãos em açúcares e depois os fermenta com fermento para produzir o líquido.
Todas as cervejas são lagers ou ales, dependendo do tipo de levedura utilizada durante o processo de fermentação. As Lagers são feitas com levedura que fermenta em temperaturas mais baixas e se acumula no fundo da mistura de cerveja, e as Ales são feitas com levedura que fermenta em temperaturas mais altas e cria espuma no topo da câmara de fermentação.
As cervejas são ainda categorizadas por seu estilo, que considera fatores como cor e aparência, sabor, aroma, força, sensação na boca, ingredientes (grãos, leveduras, frutas, especiarias, etc.), origem e método de produção.
Confere aqui a pesquisa na íntegra.