Aos 50 anos, o designer francês Mathieu Lehanneur assina a tocha dos próximos Jogos Olímpicos de Paris, já em exibição nas ruas da capital. Ele também ostenta o título de Designer do Ano 2024 pela Maison&Objet e integra a lista dos 100 principais designers da Architectural Digest.
A tocha olímpica de Paris vai estar nas ruas entre os dias 8 de maio e 26 de julho. A produção é de apenas 2 mil modelos produzidos, cinco vezes menos que em edições anteriores.
Lehanneur se inspirou nos reflexos da Torre Eiffel invertida sobre o rio Sena e em uma frase de Victor Hugo, um romancista francês: “A forma é a substância que emerge à superfície”.
O designer chamou um engenheiro especializado em fogões a querosene para garantir que a chama da tocha resista a ventos fortes.
A peça, em aço inoxidável cor champanhe, tem a parte superior aerodinâmica e a metade inferior polida, replicando as ondulações do rio Sena.
Lehanneur explica que o design simboliza Paris, a arte de viver à beira d’água, e pilares como paz e igualdade.
“As curvas transmitem paz, enquanto a competição e a chama representam a transmissão de valores”, diz ele. A tocha, acesa em Olímpia em abril, segue o tradicional percurso pelo Mediterrâneo até a França.
A frase de Victor Hugo inspirou Lehanneur a transformar a tocha em um ícone funcional, com identidade francesa e perspectiva de gênero.
Este ano, os Jogos Paralímpicos serão celebrados junto aos Olímpicos, promovendo igualdade de participação entre atletas masculinos e femininos.
Lehanneur, que planeja abrir um estúdio em Nova York, celebra a coexistência de técnicas artesanais e inteligência artificial em seu trabalho. “Integro a história da humanidade em cada peça”, conclui o designer, que se inspira em geometrias naturais e sonhava ser médico na infância.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.