O departamento de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou nesta terça-feira (30) que não reconhece os resultados proclamados pelo Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela (CNE), que declarou Nicolás Maduro vencedor das eleições de domingo (28).

A OEA denunciou uma possível manipulação no processo eleitoral que manteve Maduro na presidência da Venezuela, em comunicado do secretário-geral, Luis Almagro.

“Ao longo de todo este processo eleitoral vimos a aplicação pelo regime venezuelano do seu esquema repressivo complementado por ações destinadas a distorcer completamente o resultado eleitoral, colocando esse resultado à disposição da manipulação mais aberrante”, afirma o texto.

Líderes latino-americanos também rejeitaram os resultados ou pediram maior transparência. A OEA criticou o que chamou de “aberração” nas eleições, alegando repressão e distorção dos resultados pelo regime venezuelano.

Após horas de incerteza no domingo, o CNE concedeu a vitória a Maduro com 51,2% dos votos, contra 44,2% para o principal candidato da oposição, Edmundo González.

Uma reunião extraordinária do Conselho Permanente da OEA foi convocada para quarta-feira para discutir os resultados do processo eleitoral na Venezuela.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.