Nesta quinta-feira (1°), o Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) afirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, perdeu a eleição na Venezuela que aconteceu no último domingo (28).
O órgão revelou que os boletins divulgados pela oposição demonstrou a vitória de Edmundo González Urrutia, que faz parte do Plataforma Unitária Democrática centro-direita.
“A oposição democrática publicou mais de 80% dos editais recebidos diretamente das assembleias de voto em toda a Venezuela. Essas planilhas indicam que Edmundo González Urrutia recebeu o maior número de votos nesta eleição por uma vitória intransponível margem. Observadores independentes corroboraram estes factos, e este resultado também foi apoiado por pesquisas de boca de urna e contagens rápidas no dia das eleições.”
Afirmou Antony J. Blinken em nota.
Além disso, ele completa que “Dadas as evidências esmagadoras, é claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o Povo venezuelano que Edmundo González Urrutia obteve o maior número de votos nas eleições de 28 de julho na Venezuela eleição presidencial”.
Eleições na Venezuela: a vitória questionada de Nicolás Maduro
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgou a vitória de Nicolás Maduro com 51,2% dos votos na última segunda-feira (29). Desde a divulgação dos resultados, o território venezuelano vem enfrentando uma onda de violência entre grupos opositores e forças miliates.
Diversos líderes internacionais, incluindo representantes dos Estados Unidos, da União Europeia e de vários países latino-americanos, questionaram a transparência do processo eleitoral. Assim, a exigência é a apresentação das atas de eleição, que podem comprovar a vitória ou derrota de Maduro.
Mas, o cenário continua se agravando após o prazo de 72 horas para a divulgação dos resultados eleitorais na Venezuela terminar e o CNE ainda não ter divulgado todos os votos ou as atas eleitorais.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.