Após uma semana conturbada por conta das eleições na Venezuela, a oposição de Nicolás Maduro proclamou o Edmundo González como novo presidente do país.
Desde da primeira divulgação do resultado das eleições, feita pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, a oposição questionou os dados.
A líder da oposição, María Corina Machado, já havia se pronunciado sobre as atas eleitorais, afirmando que González foi eleito pelo povo venezuelano.
De acordo com dados divulgados pela equipe de González, o venezuelano venceu Maduro por quase 4 milhões de votos. As atas adquiridas pela oposição contabilizou 81,70% dos registros até o momento.
CNE não divulga atas e reafirma que Maduro é presidente da Venezuela
Na última sexta-feira (2), o Conselho Nacional Eleitoral reafirmou a vitória de Maduro por 51,95% dos votos válidos.
O órgão, que é controlado pelo governo, ainda não divulgou atas eleitorais e Maduro culpa a oposição por ataque hacker ao sistema do CNE, argumento para a demora da divulgação.
Nesse cenário, países europeus e americanos continuam a pedir a divulgação dessas atas sobre as eleições presidencias.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.
Fonte: Metrópoles.