O atleta Lazar Dukic morreu afogado, na última quinta-feira (8), durante uma prova de natação na Crossfit Games 2024. Conforme imagens, disponíveis durante a transmissão da competição, o desportista já estava quase perto da margem.
O Crossfit Games de 2024 aconteceu em um lago localizado na cidade de Forth Worth, no estado do Texas (EUA). Mergulhadores atuaram na área e, uma hora e meia depois do desaparecimento, encontraram o corpo do atleta.
As câmeras registraram os segundos de desespero de Lazar, que lutava para não se afogar e concluir o circuito. Conforme o atleta Cole Learn, quem estava no local gritou por ajuda, mas os salva-vidas estavam longe e não ouviram.
A organização do evento confirmou a morte de Lazar e reafirmou que colaborará com as autoridades. Na manhã desta sexta-feira (9) decidiram retomar os jogos normalmente, como um tributo ao atleta. A escolha é duramente criticada.
Uma internauta insinuou que a decisão se baseou nos interesses comerciais dos jogos ao dizer “Cro$$Fit”.
Tragédias em competição
Ainda neste mês, no último sábado (3), mais uma tragédia marcou o mundo do esporte. O fisiculturista Antônio Souza, natural do Amazonas, morreu com uma parada cardíaca após uma competição em Santa Catarina.
Segundo a família do rapaz de 26 anos, o episódio aconteceu devido uma desidratação. A esposa do atleta disse que ele tomou diuréticos para reduzir a água no corpo. O produto tem potencial para sobrecarregar os rins.
Diuréticos são medicamentos ou substâncias que aumentam a produção de urina, auxiliando o corpo a eliminar excesso de água e sal. Normalmente, as pessoas utilizam a substância para finalidades médicas.
No caso do atleta, o objetivo era estético. Nas competições de fisiculturismo, os atletas a usam para a reduzir a retenção de água subcutânea (ou seja, água retida sob a pele). Ao eliminar o excesso de líquidos do corpo, os músculos ficam mais definidos e a pele mais “colada” aos músculos, realçando a aparência de vascularidade e definição muscular no palco.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.