Ícone do site Portal Norte

Quem é Mike Lynch? Bilionário morreu em naufrágio de iate de luxo na Itália

Mike-Lynch-1

A esposa de Lynch, Angela Bacares, sobreviveu ao naufrágio, mas sua filha, Hannah, também faleceu - Foto: AFP

Mergulhadores encontraram, nesta quarta-feira (24), o corpo do magnata britânico da tecnologia Mike Lynch, apelidado de “Bill Gates britânico”, após o naufrágio de um iate de luxo na costa da Sicília, próximo a Palermo, no Mediterrâneo.

O acidente, ocorrido na madrugada da última segunda-feira (19), foi causado por uma tromba d’água, fenômeno meteorológico cada vez mais frequente na Europa.

A esposa de Lynch, Angela Bacares, sobreviveu ao naufrágio, mas sua filha, Hannah, também faleceu. O balanço mais recente das autoridades indicou quatro mortos, dois desaparecidos e 15 sobreviventes.

O iate, com capacidade para 12 passageiros e 10 tripulantes, transportava principalmente britânicos quando afundou enquanto os passageiros dormiam.

Controvérsias

Foto: Ben Gurrpool/AFP

Mike Lynch, de 59 anos, era um dos empresários mais destacados do setor tecnológico britânico, cofundador da empresa de software Autonomy, vendida para a HP em 2011 por 11 bilhões de dólares (cerca de 60 bilhões de reais atualmente).

A venda foi cercada de controvérsias, com acusações de fraude contábil, nas quais Lynch foi acusado de inflar artificialmente as receitas da empresa. Em 2023, ele foi extraditado para os Estados Unidos para enfrentar essas acusações, mas foi absolvido em junho após julgamento em San Francisco.

Após as polêmicas envolvendo a venda da Autonomy, Lynch fundou em 2012 a Invoke Capital, uma empresa de capital de risco que apoiava startups europeias.

Com a Invoke, ele investiu em empresas como a Darktrace, de segurança cibernética, e a Luminance, de software jurídico. Lynch chegou a figurar na lista de bilionários da Forbes em 2014 e 2015, com um patrimônio estimado em 1 bilhão de dólares, mas saiu da lista em 2016.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile