O céu de Chengdu, na China, viralizou no último domingo (18) com os seus “sete sóis”. As imagens são de um morador, que gravou o “fenômeno” de dentro de casa.
Com a repercussão do episódio, a mídia local se empenhou em desvendar o mistério. Segundo especialistas ao Dimsum Daily, não há o que temer: os “sete sóis” não passam de ilusão de ótica.
Sete sóis na China: explicação
Conforme Zeng Yang, vice-presidente da Sociedade de Astronomia Amadora de Sichuan, o cenário é uma ilusão de ótica comum. Ela surge devido à refração e reflexão da luz em certos tipos de vidro.
O vice-presidente disse que é possível notar a ilusão: os falsos “sóis” são mais claros que o original, ao centro.
Como funcionam as ilusões de ótica?
As ilusões de ótica funcionam explorando as maneiras pelas quais nossos olhos e cérebro processam as informações visuais. Elas aproveitam as características do sistema visual humano para criar imagens que enganam, confundem ou distorcem a percepção. Aqui estão alguns dos principais princípios por trás das ilusões de ótica:
- Processamento visual
- Enganos de perspectiva
- Contraste e cores
- Padrões e texturas
- Ilusões de movimento
- Ambiguidade e dupla percepção
- Ilusões de tamanho e forma
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.