O biólogo Chris Ketola registrou imagens de uma tarântula infectada pelo fungo Cordyceps, conhecido como fungo “zumbi”, na Amazônia peruana.
O vídeo, divulgado em suas redes sociais, mostra o aracnídeo completamente tomado pelo fungo que inspirou o jogo The Last Of Us. O canadense, membro da organização Fauna Forever, descreveu a cena como incrível e horrível, ao mesmo tempo.
“É uma coisa verdadeiramente horrível, mas também incrível”, afirmou. “Essa tarântula foi infectada pelo fungo, que tomou conta do seu sistema nervoso, forçou-a a vir para esse lugar. Quando ela morreu, o fungo emergiu para fora do corpo, liberando seus esporos”, descreveu.
O fungo “zumbi” é perigoso na vida real?
O Cordyceps é um tipo de fungo que, de maneira impressionante, ataca e controla insetos, como formigas, transformando-os em “zumbis”.
Esse fungo infecta o hospedeiro, mantendo-o vivo por um tempo, e eventualmente, altera seu comportamento de forma drástica.
Esse fenômeno inspirou o popular jogo The Last of Us, onde uma versão fictícia do Cordyceps infecta humanos, transformando-os em zumbis canibais. Em 2023, a HBO lançou uma série baseada no jogo.
Embora a história seja claramente ficção, o fungo Cordyceps realmente existe na natureza. Segundo o Instituto Butantan, na vida real, ele afeta apenas insetos, como formigas e lagartas, e não seres humanos.
A pesquisadora Ana Olívia de Souza, explica que, apesar de os fungos poderem sofrer mutações, é improvável que um dia o Cordyceps cause uma pandemia entre humanos. Assim, por enquanto, não há motivo para preocupação.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.